Falar de alfabetização é falar de uma das fases de maior descoberta na vida escolar das crianças, até mesmo hoje nós enquanto adultos, ainda nos recordamos de quando começamos a ler, como foi esse processo e até do nome da professora que nos ensinou, não é mesmo?
É certo que todas as etapas escolares são significativas e cheias de aprendizagens, mas a fase da alfabetização é encantadora e abre um mundo de possibilidades para os alunos.
Com a chegada da pandemia, uma das nossas maiores preocupações foi em como iríamos conduzir nossos alunos das classes de alfabetização, visto que é um processo um tanto desafiador. Foram necessários diversos ajustes, criamos novas estratégias, implementamos novas propostas e o mais importante, mais do que nunca trabalhamos pautados na individualidade de cada aluno, entendo suas necessidades, anseios, dificuldades e tantas outras questões que interferem diretamente na alfabetização, afinal conhecer o aluno, entender o que ele pensa e como ele está se sentindo naquele momento é extremamente relevante para a aquisição da leitura e da escrita, uma vez que o olhar do professor se torna mais direcionado para o que realmente o aluno necessita.
Ao longo dos dias foi possível perceber muitos avanços. De repente eles começam a ler as placas nas ruas, os panfletos no supermercado, as legendas da TV e isso os estimulam a ler cada vez mais. Acompanhar este processo é muito gratificante e nosso coração se enche de gratidão a Deus por nos capacitar a ensinar cada aluno e ajuda-los a contemplar as obras do Senhor também por meio da leitura.
Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho. Salmo 119.