Aulas diferenciadas que acontecem no contra turno das aulas podem contribuir para melhor compreensão e desenvolvimento acadêmico do estudante.
Já faz um tempo, desde o início de 2020 para ser mais preciso, que as escolas sofreram mudanças radicais no formato das aulas. O que era presencial virou remoto/híbrido e todos os envolvidos na educação assumiram papéis que foram além de suas formações. Professores tornaram-se youtubers, pais e responsáveis, auxiliares de classe e, em alguns momentos, até o próprio professor de sua criança ou adolescente. As escolas se adaptaram, diretores e coordenadores tiveram que lidar com a insegurança, o desconhecido e os desafios que vieram.
O fato é que a pandemia do COVID-19, trouxe pontos positivos e negativos. A supervisão e participação dos pais na vida escolar dos filhos, por exemplo, aumentou. Segundo pesquisa do Datafolha apresentada no site da Fundação Lemann “o estudo ‘Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias’ apontou que 51% dos responsáveis consideram que estão participando mais da educação dos estudantes. E 72% concordam com a afirmação de que estão com mais responsabilidade pela educação dos estudantes durante a pandemia, do que antes dela. ”
Por outro lado, por conta do tempo que se passa em frente da tela do computador e, pela falta de convívio social com os amigos da escola, percebemos que os alunos estão mais cansados, menos focados, com pouca disposição para engajamento e pouca assimilação do que o professor fala.
Foi pensando nisso que o Colégio Cristão Kairós inaugurou os AULÕES que acontecem uma vez por semana no contra turno das aulas. Um momento descontraído, leve e diferenciado, onde o aluno tem a oportunidade de aprender ou até reaprender assuntos já vistos em sala, porém por meio de novas metodologias e tecnologias.
Os aulões são preparados com o objetivo de atender esses alunos e auxiliá-los em seus estudos. Durante os aulões o professor apresenta formas para que o estudante vença seus obstáculos, tire suas dúvidas e, através de exercícios e práticas dinâmicas encontre novos meios de absorver e compreender o conteúdo. Os benefícios, além de proporcionar meios de aprendizagem diferenciados, ajudam a motivar e incentivar o estudante na busca de seu próprio conhecimento, procurando atingir o máximo de seu potencial.
E aí? Vamos de AULÃO, hoje?
Com a participação e engajamento de todos esperamos que os alunos se tornem mais participativos, mais motivados e com uma compreensão melhor do que é aprender e estudar! Estudar é bom! O que não é bom, é deixar as circunstâncias, os obstáculos atrapalharem esse processo. Todo processo leva um tempo, mas com perseverança e determinação obteremos o resultado: pessoas cheias de conhecimento, motivadas e preparadas para um futuro brilhante e promissor!
Até o próximo AULÃO!
Bibliografia
https://fundacaolemann.org.br/noticias/pandemia-faz-familias-valorizarem-mais-os- professores